A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, está em andamento em Belém, no Pará.
O evento, que começou no dia 10 e segue até sexta-feira, dia 21 de novembro, deve receber, ao todo, mais de 50 mil visitantes, incluindo líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações prioritárias no combate às mudanças climáticas.
A advogada Rosa Ramos, presidente da Comissão do Clima da OAB SP, que participa da COP30, afirma que a conferência tem avançado em questões fundamentais para o futuro do planeta.
De acordo com Rosa Ramos, a OAB-SP tem participado de maneira significativa dos debates, levando contribuições técnicas sobre justiça climática, responsabilidade institucional, mapeamento de litígios climáticos e educação ambiental.
Rosa Ramos destaca, ainda, a relevância da participação feminina na agenda climática:
Quem se interessa pelos temas debatidos na COP30 pode aprofundar o conhecimento ouvindo uma série especial de podcast produzida pela Ordem paulista, a "Conexão COP30 OAB SP", com debates sobre mudanças climáticas e o engajamento da advocacia nas pautas ambientais.
A série está disponível nas plataformas digitais da Ordem Paulista. No Youtube, por exemplo, o endereço é youtube.com/@oabspoficial
